Zona de conforto
- Lara Almeida
- 17 de nov. de 2015
- 3 min de leitura
O que difere uma pessoa feliz e de sucesso de outra acomodada e frustrada é ficar na zona de conforto. Essa zona nos limita, porque não nos permite descobrir nada de novo.

O ser humano por natureza tende a manter-se dentro de uma zona de conforto. Essa zona de conforto não necessariamente é algo bom ou positivo, mas sim aquilo que já estamos acostumados, que se conhece muito bem. Às vezes é necessário ficar nela, pois somos criaturas de hábitos, mas permanecer aí por muito tempo pode implicar em grande acomodação e até frustrações.
A pessoa que vive dentro da sua zona de conforto e não se aventura tende a ver a vida passar por ela sem grandes conquistas pessoais. Por isso é importante termos consciência da nossa zona de conforto e se atrever a desbravar novos horizontes.
Ir em busca dos nossos sonhos é o que nos torna melhores, nos possibilita novas experiências que enriquecem e dão sentido a nossas vidas.
Aqui você vai encontrar 4 mentiras que dizemos diariamente para não sair da zona de conforto:
1. “Não é o momento certo”

Quando dizemos que não é o momento certo, psicologicamente ativa-se o medo, tem-se aí um bloqueio que provavelmente vem barrando suas atitudes por muitos anos. Claro, não se trata de se jogar em uma aventura sem avaliar os prós e contras, mas se nós realmente queremos sair da zona de conforto devemos ser conscientes que não podemos ficar parados, precisamos ir em pequenos passos. Aos poucos as coisas vão se ajeitando, contanto que não se desista.
2. “Vou começar quando …”

Eis uma das desculpas mais comuns para ficar acomodado na zona de conforto.
Na prática, é o engano perfeito, porque em nossa mente não estamos desistindo do sonho ou do projeto que temos, e sim colocando-o de lado até que determinada situação ocorre.
O problema é que essa desculpa leva diretamente a procrastinação (“enrolação”), por isso é provável que quando a condição da demanda for atendida, criaremos outra, e mais outras adiando por preguiça de fazer acontecer.
3. “Não é para mim”

Por trás dessa frase tem-se a ideia de que nós não somos bons o suficiente ou capazes. Esta é a desculpa perfeita para os inseguros e as pessoas com baixa autoestima. Também é uma desculpa usada por pessoas que têm medo do mundo e se fecham para novas experiências. Em qualquer caso, você não pode saber se dará certo se você não tentar. O pior fracasso é aquele que não tentamos.
4. “Eu não sei como fazer”

As coisas novas geralmente assustam, logo uma das desculpas que inventamos para ficar em nossa zona de conforto é dizer-nos que não sabemos como enfrentar o desafio. Podemos pensar que não temos habilidades ou que nunca podemos desenvolver. No entanto, lembre-se que quando você tem um “quê”, os “comos” vem ao longo da caminhada.
É verdade, para realizar determinados projetos uma preparação é necessária, mas isso não significa que você não pode fazê-lo, significa apenas que levará mais tempo ou precisa de alguém para ajudá-lo.
Nenhuma habilidade vem do nada, porém o que tem-se em comum é muita paixão e esforço para o que se quer realizar, é assim com todos que atingiram seus desafios.
Já diria Nelson Mandela: “Impossível é tudo aquilo que não se tenta.”
E aí vai continuar mentindo para si mesmo ou vai encarar uma vida melhor?
Lembre-se de que a vida começa onde termina sua zona de conforto.
Comments