top of page

Morfopsicologia e o estilo

  • Foto do escritor: Lara Almeida
    Lara Almeida
  • 23 de jun. de 2016
  • 2 min de leitura

É fato que o estilo e a aparência de uma pessoa são o reflexo de sua personalidade e ao encontro disto temos a Morfopsicologia, uma ciência que estuda as formas e características físicas, (principalmente as formas do rosto) afirma que é muito mais profunda que isso.

A morfopsicologia surgiu em 1930 com foco em técnicas de leituras faciais que correlacionam características físicas e psicológicas tendo-se assim a interpretação de uma pessoa.

Isso significa que as mudanças psicológicas e momentos de vida se refletem em alterações graduais da nossa face. Basta olhar para uma foto da infância, outra na adolescência, na idade adulta e na velhice. Há mudanças de sinais, rugas, linhas de expressão, flacidez e etc.

Você pode estar se perguntando: mas isso é semelhante a técnica de visagismo?! Sim, de fato, seguem uma linha de pensamentos parecidas, porém na morfopsicologia a forma de leitura se destaca por focar nas influências emocionais e psicológicas sobre a aparência!


Ao longo dos estudos de mestrado aprendi que a morfopsicologia é uma ferramenta que auxilia no conhecimento das formas. Relaciona o passado e o presente fazendo com que a pessoa entenda a sua evolução – tanto positiva quanto negativa. A técnica realiza por um profissional em imagem pessoal auxilia na compreensão da pessoa em relação a si mesma e na tomada de decisões.

A partir da análise da morfopsicologia é possível promover mudanças de comportamentos e atitudes!!!

Em termos práticos, como aplica-se a morfopsicologia? Pode-se por meio da maquiagem, destacar os pontos positivos da face da pessoa. Adaptar o formato das linhas de expressão para traduzir uma outra característica. Por exemplo: as técnicas de maquiagem conjunto a análise da morfopsicologia possibilitam que uma pessoa que tem pouca energia consiga driblar esse obstáculo caso seja necessário usando, por exemplo, um batom laranja ou uma sobra iluminada nas pálpebras caídas. A cor simboliza muita energia e pode contribuir para que essa pessoa não se canse muito em uma situação que exige desenvoltura e assertividade.



É possível ainda, com a morfomaquiagem (contorno/contouring e strobing são as técnicas mais utilizadas atualmente), promover alterações estéticas intencionais para melhorar ou adaptar a imagem de acordo com um objetivo. Pessoas públicas e celebridades usam constantemente destas técnicas para auxiliar na construção da imagem e estilo.



Outra aplicação da morfopsicologia pode ser utiliza por profissionais do RH em processos seletivos (especializados em morfopsicologia), uma vez que, através desta análise, tem-se sinais da personalidade podendo assim verificar de forma objetiva se a pessoa é adequada para o perfil da vaga uma vez que é possível verificar o nível de sociabilidade, humor, intelectualidade, comunicação.


Comments


Posts Recentes
Siga
Leia mais conteúdo
Curta minha Fan Page
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • RSS Clean
Dicas sobre:

© 2023 por FAÇA VOCÊ MESMO. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page