Melhore sua comunicação: Escuta humilde
- Lara Almeida
- 23 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
Muitas vezes, existem pistas verbais e não-verbais que nos ajudam a nos sentir ouvidos e entendidos.
A escuta humilde ajuda a criar uma conexão, que promove um sentido de inclusão, porque permite que as pessoas sintam que estão sendo compreendidas de uma forma que valoriza seu senso de unicidade e cria um sentimento de pertencimento.

Aqui estão alguns métodos para demonstrar escuta humilde em sua comunicação, tanto face-à-face e on-line:
Esteja aberto a diferentes perspectivas
Devemos permanecer abertos a outras perspectivas, evitar julgar mentalmente, demonstrando empatia em nossa comunicação - independentemente de nossa posição de poder ou nossas próprias expectativas sobre o que outra pessoa "deveria estar" dizendo ou sentindo.

Use sinais incentivadores
Esses sinais são encorajadores, são garantias verbais e não-verbais de que você está presente e escutando profundamente. Esses comportamentos podem variar entre culturas e países.
Em alguns países, os encorajadores verbais incluem usar frases como "Continue", "Ok" e "Uh-huh".
Incentivos não-verbais incluem balançar a cabeça ou usar um emoji no celular ou numa conversa on-line.

Esclareça a compreensão
Depois que alguém compartilhar algo com você ou responder a sua pergunta, parafraseie o que foi dito e verifique sua compreensão usando comunicação espelho: "se eu estou ouvindo você corretamente você disse que ..." ou " deixa ver se eu entendi, você falou que ... ").
Além disso, perguntas abertas - que muitas vezes começam com palavras como "O quê" ou "Como" - criam oportunidades para obter uma visão mais profunda, o que também pode ajudar a refletir e esclarecer a compreensão da conversa.

Refletir o significado quando se comunica
Para demonstrar que você está se conectando e compreendendo o que a outra pessoa realmente quer dizer, é importante refletir o conteúdo (o que está sendo dito) e o sentimento (o sentimento ou o humor por trás do que está sendo dito).
Às vezes, isso significa deixar de saber apenas a coisa certa a dizer ou tentar "corrigir" ou resolver um problema. Por exemplo, quando um amigo lhe diz que teve um dia ruim (e parece frustrado em seu tom), você pode dizer: "Parece que você teve um momento difícil hoje e está se sentindo muito frustrado."

Pausar é poderoso
Pausar no momento permite que você respire fundo e realmente reflita sobre a experiência que está sendo contada. Às vezes, isso significa adiar (quando acordado com a outra pessoa) uma conversa para outro tempo, especialmente quando você não está no ambiente certo ou com a cabeça fresca.
Admitir seus limites para ter uma conversa mostra que você se importa, e é uma parte da auto-reflexão necessária para a escuta humilde.
A escuta humilde é o caminho para estabelecer novas conexões e relacionamentos bem sucedidos.
Comments