Etiqueta: a hora de pagar a conta!
- Lara Almeida
- 16 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
Alguns clientes me questionam em palestras ou na hora do coaching em etiqueta social: “Lara quem deve pagar a conta do bar ou do restaurante?”
Para muitas pessoas quando chega a hora de pagar a conta em um restaurante ou café, surgem dúvidas: Será que é feio propor rachar? Homem paga sempre? Divide-se por pessoa? Divide por casal? Como evitar injustiças?

Atualmente é comum termos dúvidas em relação ao primeiro encontro - seja ele referente à relações profissionais ou relações pessoais. Novas dinâmicas de trabalhos, escritórios on-line, rotinas corridas acabam dando espaço para reuniões de negócios em restaurantes e cafés.
Pensando nisso seguem algumas dicas para você saber como se portar!
PRIMEIRO ENCONTRO PROFISSIONAL
Geralmente quem convida é quem paga, mas caso a outra parte insista em pagar então divide-se meio a meio.
PRIMEIRO ENCONTRO ROMÂNTICO
Não tenham dúvidas de que as moças ficam impressionadas quando o homem se oferece para pagar. Mas, de qualquer modo, as mulheres têm que lembrar que estamos no século XXI, devem estar preparadas para dividir a conta.
DIVISÃO ENTRE AMIGOS
Se você sair com amigos ou familiares é normal dividir as contas, tanto entre jovens como entre adultos, homens ou mulheres, Cada um paga o seu sem constrangimento. ou então os casais dividem a conta por casal.

CONVIDADOS A MAIS
Se há um convite para duas pessoas e o casal aparece com uma amiga extra, divide-se a conta por pessoa, e o casal que levou a convidada paga três partes. A mesma regra vale para casais com crianças: os responsáveis pelas crianças é quem pagarão pelo consumo delas.
CONSUMOS EXTRAS
Em uma mesa se há duas ou mais pessoas que consumiram uma garrafa de vinho sozinhos, essas mesmas pessoas devem pagar por ela sem constranger os que não beberam. Fazer cálculos justos no final da noitada não é mesquinho - é civilizado.
Comments