Visagismo e a Imagem Pessoal
- Lara Almeida
- 10 de abr. de 2016
- 2 min de leitura
Vivemos em uma sociedade em que a imagem que uma pessoa transparece é muito importante e, toda imagem expressa emoções, conceitos e sensações.
Para o visagismo a imagem facial de uma pessoa é constituída pelo seu formato de rosto, suas feições, sua coloração de pele, seu corte de cabelo, seu penteado, sua maquilagem, adornos e, no caso dos homens, seus pelos faciais. A partir deste conjunto constitui-se uma comunicação visual (positiva ou negativa).
Na construção da imagem facial harmônica o visagismo é uma excelente ferramenta de auxílio. A partir dele é possível revelar as qualidades de uma pessoa conforme suas características físicas buscando harmonia através da maquiagem, do corte e penteado de cabelo e barba, da coloração pessoal entre outros recursos estéticos.

Existem muitas pessoas que não têm um bom alinhamento da sua imagem da profissional e sua imagem pessoal criando-se, muitas vezes, um julgamento equivocado e sabotador da parte de terceiros.

Para que se entenda a utilidade do visagismo nesse contexto, uso de um exemplo, de uma jovem profissional que trabalha na área da saúde ou jurídica que utiliza uma maquiagem pesada e cabelos muito chamativos, esta pessoa não despertará muita confiança em sua competência profissional, uma vez que, o contexto não aceita essa imagem por serem setores mais conservadores, que exigem uma aparência mais discreta e contida.

Por isso quando se constrói uma imagem pessoal, se pensa primeiro na função profissional, pois esta determinará como a imagem deve ser criada, para ser adequada, sem que a pessoa deixe de ser bela e atraente dentro de seu contexto.

Com o auxílio do visagismo, munido dos conhecimentos de um consultor de imagem destaca-se a beleza de uma pessoa a partir das qualidades da mesma alinhando com as características físicas positivas, expressando-se uma harmonia estética.
Comments