Inteligência emocional e a crise no Brasil
- Lara Almeida
- 23 de set. de 2015
- 2 min de leitura
O Brasil está passando por uma crise político-econômica muito grave. Tal cenário contamina o nosso cotidiano, o ambiente está mais pesado e uma série de eventos negativos começam a acontecer embalados por um reflexo desta situação. Tenho observado que as pessoas estão agitadas, inseguras, pessimistas e até tornando-se agressivas (ao menos na forma de pensamento e de palavras).
Pensando nisso resolvi compartilhar um estudo realizado pelo neurocientista americano – Alex Korb - em que ele comprova que A GRATIDÃO AFETA nosso cérebro em um nível biológico, FORNECENDO O MESMO EFEITO QUE UM ANTIDEPRESSIVO proporciona, isto é, a gratidão aumenta os neurotransmissores da dopamina e da serotonina no cérebro.

De acordo com o pesquisador “os BENEFÍCIOS DE GRATIDÃO incidem no sistema de dopamina, porque se sentir grato ativa a região haste do cérebro (tronco cerebral) que produz a dopamina. Além disso, a gratidão para com os outros, aumenta a atividade da dopamina nos circuitos sociais, o que torna as interações sociais e profissionais no dia a dia mais agradáveis.
A gratidão também produz serotonina no cérebro, pois quando tentamos ou pensamos em coisas que somos gratos, passamos a nos concentrar nos aspectos positivos de nossa vida e esse simples ato aumenta a produção de serotonina no córtex cingulado anterior.

Então mantenha em mente:
Pratique a gratidão, procure olhar para sua vida e perceber todas as coisas boas que acontecem diariamente.
Lembrar de SER GRATO É UMA FORMA DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. Um estudo descobriu que a gratidão realmente afeta a densidade de neurônios, tanto no córtex pré-frontal ventromedial como no lateral. Estas mudanças de densidade sugerem que, à medida que a inteligência emocional aumenta, os neurônios nestas áreas se tornam mais eficientes.
A gratidão não apenas faz o seu cérebro mais feliz, ela também pode criar um ciclo de feedback positivo em seus relacionamentos. Por isso ao invés de assistir aos jornais da televisão (que atualmente só exploram o lado negativo dos fatos) e entrar em discussões com amigos e familiares tóxicas de pessimismo e negativismo, pare e, comece a praticar a gratidão.

Lembre-se que no final do dia, no final do mês, no final do ano, no final da sua vida o que realmente vai valer foi a forma como você escolheu conduzir seus pensamentos e atitudes em meio às intempéries de uma sociedade desequilibrada.
Seja uma pessoa com inteligência emocional e aprenda a ter qualidade de vida espiritual.
Comments